Cirurgia plástica de mama e abdômen
A cirurgia plástica de mama e abdome é talvez a melhor associação cirúrgica e a que melhor satisfação dê aos pacientes já que há uma mudança substancial do contorno corporal como um todo. Esta cirurgia requer 24 a 48 horas de internação hospitalar e anestesia peridural ou geral.
Após a alta há necessidade de mais 4 a 5 dias de repouso domiciliar e após a primeira semana pode-se retornar à vida praticamente normal com exceção de exercícios físicos e praia (30 dias).
Com o advento da "Lipo abdominoplastia" hoje é possível corrigir na mesma cirurgia, não apenas a sobra de pele e a flacidez da musculatura como também toda a gordura em excesso no abdome, é uma combinação de "plástica abdominal" com "lipoaspiração". Para a mama hoje existe uma infinidade de técnicas sempre visando deixar o mínimo de marcas e a cicatriz em "T" invertido, tão comum no passado, hoje é usada apenas naqueles casos de "mamas gigantes".
Na grande maioria dos casos o problema é resolvido apenas com a cicatriz em torno da aréola ou, no máximo uma pequena cicatriz vertical.
Se a mama estiver muito flácida pode haver necessidade de se colocar uma prótese, não para aumentar a mama mas para dar sustentação de modo que ela fique "durinha". Esta tática tem a vantagem de diminuir ainda mais a cicatriz resultante.